Cursos que temos a oferecer

054bb26d7acbfa374738ec46013638ca.jpg

Pós Graduação em Educação Inclusiva na Prática Escolar

Comprar agora Adicionar ao carrinho

Carga horária

360

Descrição

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Garantir práticas inclusivas e respeitar a diversidade são passos essenciais para construir um país que valoriza todas as suas potencialidades humanas. No Brasil, a educação inclusiva é um direito assegurado pela Constituição de 1988 e vem sendo reforçado ao longo dos anos por diversas leis e iniciativas. No entanto, apesar da educação ser um direito inalienável de todos, a inclusão da diversidade ainda é um desafio distante de ser plenamente alcançado na prática.

O Instituto Rodrigo Mendes destaca cinco dimensões essenciais para a implementação efetiva da educação inclusiva: a criação de políticas públicas, uma gestão escolar comprometida, estratégias pedagógicas especializadas, a parceria entre escola e família, e colaborações que agregam valor e conhecimento. Com base nesses princípios, criamos a Especialização Latu Sensu em Educação Inclusiva na Prática Escolar. Este curso foi desenvolvido para enfrentar os principais desafios atuais na área, como a falta de capacitação de professores em inclusão durante a formação inicial, o que muitas vezes resulta em dificuldades na adaptação curricular e fragiliza o atendimento à diversidade nas escolas.

Nossa Pós Graduação oferece uma abordagem completa e prática sobre educação inclusiva, abordando desde os conceitos fundamentais e a legislação vigente até as demandas específicas do ambiente escolar e as técnicas para acolhê-las. Com uma metodologia que valoriza a troca de experiências e o diálogo, nossas disciplinas são ministradas por profissionais altamente capacitados e conectados com as mais recentes pesquisas e iniciativas na área.


O curso, desenvolvido para atender às necessidades urgentes dos profissionais da educação, aborda as principais questões relacionadas à diversidade. Ele proporciona uma compreensão profunda do que é a educação inclusiva, abrangendo desde a definição de inclusão e a legislação vigente até as demandas específicas do ambiente escolar e as estratégias para acolhê-las. O objetivo é criar um espaço comprometido e bem-informado, utilizando técnicas e ferramentas que facilitam o aprendizado em um contexto diverso. Com disciplinas que refletem a realidade e dialogam com as mais recentes iniciativas e pesquisas sobre o tema. A proposta didática valoriza a construção do saber por meio do diálogo. Para enriquecer ainda mais a formação, o curso inclui um módulo de Estágio de Vivência Educacional, permitindo que os alunos apliquem a teoria em contextos reais.




Objetivos:

O curso de especialização em Educação Inclusiva na Prática Escolar pretende formar profissionais da educação e demais áreas correlatas para atuar com Educação Inclusiva e Especial em suas diversas demandas, em consonância com a ética e responsabilidade esperadas na prestação de um serviço de alta qualidade à sociedade.


Diferenciais da Pós Graduação:

  • Grade curricular alinhada às demandas reais e atuais de trabalho na área da inclusão;
  • Estágio Curricular Supervisionado para aprendizado completo e experiência vivencial do ensino teórico;
  • Aulas que valorizam o diálogo e a troca na didática, de maneira à construção coletiva do aprendizado;
  • Corpo docente habilitado e com domínio em questões de diversidade e educação especial.

Carga horária:

360 horas (340 horas + 20 horas de Vivência Profissional)


Duração:

18 meses - com Módulos Teóricos-práticos, realizados uma vez ao mês, sendo:

      Quinta-feira: 18h às 22h, na modalidade remota;

      Sexta-feira: 18h às 22h, remoto ou presencial (a depender do docente);

      Sábado: 8h às 12h e 13 às 17h, presencial.


Início das aulas:

Setembro de 2024


 

Público Alvo:

Profissionais e estudantes da área de educação, saúde e afins, que desejam atuar e/ou aprimorar seus conhecimentos na área de práticas de inclusão e diversidade em ambiente educacional.


Matriz curricular:

Marcos Históricos, Políticos e Legais da Educação Inclusiva;

Deficiências e seus Tipos: Auditiva, Visual, Intelectual, Psicossocial;

Possíveis Transtornos na Infância e Adolescência; 

Subjetividade e Diversidade;

Educação Inclusiva e Saúde Mental;

Teoria da Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

Manejo de Comportamento Interferente;

Práticas Educativas Inclusivas em Deficiências Auditiva e Visual;

Práticas Lúdicas na Aprendizagem;

Processo de Alfabetização e Letramento;

Avaliação em Contexto Escolar de Inclusão; 

Tecnologias Assistivas (TA), Acessibilidade e Inovação na Educação Inclusiva;

Elaboração e Implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI);

Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Sala Multifuncional;

Produção de Protocolos e Instrumentos para a Educação Inclusiva;

Ética Profissional e Científica;

Estágio de Vivência Educacional;

Seminário de Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso.




Coordenação:

Professora Mestre Luciana Rodrigues Bezerra;

Psicóloga Clínica – CRP 17/2155;

Graduação em Psicologia pela Universidade Potiguar – UnP;

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;

Contatos:

E-mail: [email protected]


Matrículas:

As matrículas podem ser realizadas de forma online. Os documentos listados a seguir devem ser enviados para o e-mail [email protected] em formato PDF:  

  • Certidão de nascimento ou casamento

  • Célula de Identidade (RG) e CPF (frente e verso)

  • Comprovante de residência

  • Diploma de Conclusão da Graduação (frente e verso)

  • Histórico da Graduação (Nível Superior)

  • Certificado de Reservista, dispensa de incorporação (para sexo masculino, até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos) ou carteira funcional para integrantes de órgãos de segurança pública com estrutura militar, como polícias, militares e forças armadas

  • Comprovante de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral.

*Pré-requisito: Possuir graduação na área da Educação.

Para mais informações e orientações sobre a matrícula CLIQUE AQUI!.


FAQ - Pós Graduação em Educação Inclusiva na Prática Escolar

FAQ - Pós Graduação em Educação Inclusiva na Prática Escolar

Luciana Rodrigues é Psicóloga Clínica (CRP 17/2155), com experiência em Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas comorbidades (TEA, TDAH, TAG, TDM, dentre outros), e nos movimentos das infâncias e das juventudes como práticas inventivas da experiência subjetiva. É Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como foco em sua pesquisa as formas de subjetivação das juventudes. Atua juntamente à educação como Psicóloga Escolar e docente, tendo sido responsável por disciplinas na área educacional, bem como pela supervisão de estágio curricular obrigatório em campo escolar. É consultora educacional e professora da CVL Educ.

O curso de especialização da CVL Educ proporciona uma formação atualizada e alinhada com as demandas emergentes do mercado de trabalho. Além disso, ela valoriza uma didática que preza pela compreensão prática dos conteúdos dados em aula e a participação dos seus alunos na construção do aprendizado. O curso também conta com uma grade de professores especialistas, mestres e doutores aptos a ministrar os conteúdos propostos com propriedade no assunto.

Estágio Supervisionado:

A disponibilização do estágio supervisionado em uma formação profissional proporciona uma experiência prática diferenciada para o mercado de trabalho. Por isso, nossa especialização se destaca por oferecer uma combinação única de Estágio Supervisionado e Aulas Práticas em ambiente escolar que preconizam a diversidade, oferecendo ao aluno suporte e apoio teórico e prático, necessários para entrar no mercado de trabalho, em uma construção contínua do saber com profissionais experientes e reconhecidos nas áreas da educação e da inclusão.

Matriz Curricular completa e atualizada:

A matriz curricular da pós-graduação em Educação Inclusiva na Prática Escolar foi pensada para atender as demandas mais emergentes dos profissionais que atuam com a temática e encontram as dificuldades de estabelecer ações que, de fato, se configurem como responsáveis com a diversidade e comprometidas com propostas de inclusão na educação.

Networking:

O networking também é um dos pilares fundamentais da nossa pós-graduação. Durante o curso, você terá acesso direto aos nossos experientes professores e colegas de turma. Essa interação proporcionará oportunidades valiosas para construir conexões sólidas no seu campo de atuação, ampliando suas possibilidades profissionais e abrindo portas para futuras oportunidades. A sua virada profissional começa agora!

O curso possibilitará uma formação que habilitará o profissional a trabalhar de maneira mais efetiva com a educação inclusiva e especial, tendo maior domínio sobre as técnicas atuais de adaptação curricular. Além disso, será possível a construção de uma rede de apoio de trocas e construções com outros profissionais de diversas áreas, tanto entre os alunos como docentes, o que possibilita um trabalho diversificado e o contato com os materiais e conteúdos mais atualizados disponíveis.

Profissionais e estudantes das áreas de educação, saúde e afins, que desejam atuar e/ou aprimorar seus conhecimentos na área de práticas de inclusão e diversidade em ambiente educacional.

A cada módulo será disponibilizado acesso aos seus respectivos materiais complementares em PDF e/ou apostilas impressas com conteúdo teórico atualizado sobre os temas abordados.

Acesso a um grupo exclusivo de alunos da Pós Graduação em Educação Inclusiva;

Acesso à Plataforma da CVL Educ com todos os materiais de apoio para o aluno acessar quando e onde quiser.

Após a conclusão do curso o aluno receberá o certificado de Especialização Latu Sensu, reconhecido pelo MEC, em Educação Inclusiva na Prática Escolar.

  • Marcos Históricos, Políticos e Legais da Educação Inclusiva
  • Deficiências e seus Tipos: Auditiva, Visual, Intelectual, Psicossocial
  • Possíveis Transtornos na Infância e Adolescência
  • Subjetividade e Diversidade
  • Educação Inclusiva e Saúde Mental
  • Teoria da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
  • Manejo de Comportamento Interferente
  • Práticas Educativas Inclusivas em Deficiências Auditiva e Visual
  • Práticas Lúdicas na Aprendizagem
  • Processo de Alfabetização e Letramento
  • Avaliação em Contexto Escolar de Inclusão
  • Tecnologias Assistivas (TA), Acessibilidade e Inovação na Educação Inclusiva
  • Elaboração e Implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Sala Multifuncional
  • Produção de Protocolos e Instrumentos para a Educação Inclusiva
  • Ética Profissional e Científica
  • Estágio de Vivência Educacional
  • Seminário de Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplina Descrição Professores Aulas
Nenhuma disciplina cadastrada

Investimento

20x de R$ 277,95


de 20x de R$327,00

Comprar agora Adicionar ao carrinho
Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.