Notícias atualize-se e recomende!

Senado aprova Semana Nacional de Conscientização do TDAH 03/08/2022

Nesta última terça-feira, dia 28/6/22, foi aprovado no Senado o PL 4254/19, de autoria do deputado federal Fred Costa, que institui a Semana Nacional de Conscientização do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Desta forma, a cada ano, na semana que abranger a data do dia 1º de agosto, será promovida a conscientização, informando à população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em indivíduos com o TDAH.

O TDAH é um distúrbio neurobiológico crônico que se caracteriza por desatenção, desassossego e impulsividade. Esses sinais devem obrigatoriamente manifestar-se na infância, mas podem perdurar por toda a vida, se não forem devidamente reconhecidos e tratados.

O distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. A dificuldade para manter o foco nas atividades propostas e a agitação motora que caracterizam a síndrome podem prejudicar o aproveitamento escolar e ser responsável por rótulos depreciativos que não correspondem ao potencial psicopedagógico dessas crianças.

Autor do projeto, Fred Costa ressalta a importância de que a população seja conscientizada sobre o TDAH, possibilitando que busquem pelo diagnóstico e acompanhamento clínico adequado. “Só quem tem TDAH ou quem tem crianças em casa com TDAH entende a importância de se realizar o diagnóstico e o tratamento corretos. E essas pessoas podem ter vidas perfeitamente normais, e com potenciais extraordinários, se tiverem o acompanhamento adequado. Atletas e gênios extraordinários, como Michael Phelps, possuíam TDAH, por exemplo. Por isso é de suma importância que a população seja conscientizada sobre o TDAH”, disse o parlamentar.

Agora a proposição aguarda a sanção presidencial para se tornar lei.

Fonte: Associação Brasileira de Déficit de Atenção


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.