Notícias atualize-se e recomende!

Jovem é 1ª pessoa com Síndrome de Down a completar o Mundial de IronMan 17/10/2022


Chris Nikic, de 22 anos, que já havia quebrado barreiras no IronMan da Flórida em 2020, terminou os 226 km da clássica prova de triatlo em Kona, no Havaí, em 16h31min28s.  


Chris Nikic se tornou, na noite desta quinta, 6 de outubro, a primeira pessoa com Síndrome de Down a terminar o Mundial de IronMan em Kona, no Havaí. O jovem de 22 anos já havia quebrado barreiras em 2020, ao completar o IronMan da Flórida. Dessa vez, o desafio foi a prova mais clássica e importante do triatlo. Foram 16 horas, 31 minutos e 28 segundos de braçadas, pedaladas e corrida intensas ao lado de seu guia, Dan Grieb, que lhe deu motivação e lhe fez companhia durante o árduo percurso, somando 3,8 km de natação em mar aberto, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida, uma maratona, num total de 226 km.  

Não é o primeiro feito de Chris. Em 2020, ele já havia se tornado a primeira pessoa com Síndrome de Down a disputar - e terminar - uma prova de triatlo IronMan, na Flórida. Mas Kona era um desafio ainda mais importante, por ser a competição mais clássica, o grande mundial da categoria.

- Eu aprendi que não existem limites. Não coloquem freios em mim - escreve Chris em um de seus posts no Instagram, onde tem mais de 126 mil seguidores, se apresenta como palestrante motivacional e diz, em sua bio: - Eu quero honrar Deus e inspirar outros como eu.

O jovem, que nasceu com vários problemas de saúde e precisou enfrentar, na infância, cirurgias no coração e na cabeça, começou a disputar provas de triatlo pelo Special Olympics, maior organização mundial de esportes para crianças e adultos com deficiência intelectual. Quando ele e seu pai perceberam que ele poderia dar passos ainda mais ousados, começou o treinamento para o IronMan.


Com informações do G1 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.