Notícias atualize-se e recomende!

Estudo aponta ganhos cognitivos em novo tratamento da Síndrome de Down 14/11/2022

Baseado na reposição de um hormônio, um novo tratamento apresentou boas expectativas de ganho às pessoas com Síndrome de Down. A terapia melhorou o desempenho cognitivo e as conectividades cerebrais de pacientes um estudo recém-publicado na revista científica Science. Os resultados são ainda considerados preliminares, encarados como esperançosos, segundo informações de O Globo.

O trabalho foi realizado por pesquisadores do Laboratório de Neurociência e Cognição da Universidade de Lille, na França, e do Hospital da Universidade de Lausanne, na Suíça, e teve início com a identificação em modelos animais de que a disfunção do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) estava ligada aos impactos cognitivos da Síndrome de Down.

Os pesquisadores desenvolveram um teste clínico piloto com sete homens com Down, de idades entre 20 e 50 anos. Os participantes receberam uma dose do hormônio GnRH a cada duas horas, durante um período de seis meses, por meio de um dispositivo colocado no braço. Antes e após o período, foram realizados testes de cognição e de olfato, além de ressonâncias magnéticas cerebrais.

Os testes mostraram que a performance cognitiva aumentou em seis dos sete pacientes, com melhorias em fatores como raciocínio, atenção e memória. Não houve efeito nas deficiências olfativas dos participantes. Para os pesquisadores, os dados sugerem que o tratamento fortalece a comunicação entre certas regiões do córtex, beneficiando habilidades como cognição e memória.

Bacana, não é? Viva a ciência e que cada vez mais recursos apareçam para promoção da qualidade de vida!

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.