Notícias atualize-se e recomende!

Juiz usa robô ChatGPT para redigir sentença em caso de criança autista na Colômbia 06/02/2023

Um juiz da Colômbia resolveu um caso sobre o direito à saúde de uma criança autista com a ajuda do robô ChatGPT, na primeira sentença redigida com o uso de inteligência artificial no país. 

"É uma janela imensa, hoje pode ser o ChatGPT, mas, em três meses, pode ser qualquer outra alternativa que permita facilitar a redação de textos e que o juiz se apoie nelas, não com o objetivo de que o substituam", ressaltou o juiz do caso, Juan Manuel Padilla, em entrevista à Blu Radio nesta quinta-feira (2).

A sentença, datada de 30 de janeiro, decide sobre o pedido de uma mãe para que seu filho autista seja isento do pagamento de consultas médicas, terapias e transporte até os centros de saúde, uma vez que a família não conta com recursos financeiros para isso. Padilla decidiu a favor do menor de idade e, na sentença, revela que interrogou o chatbot ChatGPT para sustentar sua deliberação. 

A sentença inclui outras quatro perguntas e respostas similares. "Os juízes não são burros. Ao fazer perguntas ao aplicativo, não deixamos de ser juízes, de ser seres pensantes", assinalou Padilha. Segundo o juiz, o ChatGPT faz o que "um secretário" fazia, "de forma organizada, simples e estruturada", o que "poderia melhorar os tempos de resposta do sistema judiciário". 


Com informações do G1.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.