Notícias atualize-se e recomende!

Exclusivo para TDAH: veja apps feitos para pessoas com o transtorno 13/03/2023

Sidekick, HelloSelf, Life Coach e Numo são alguns dos apps que estão conquistando uma fatia importante do mercado: eles prometem ajudar quem tem TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). 

Não é por acaso: uma pesquisa de 2021 apontou que mais de 366 milhões de adultos em todo o mundo manifestaram sintomas persistentes de TDAH em 2020, o primeiro ano da pandemia.

Dados da Associação de Atenção ao Déficit de Atenção, dos EUA, apontam que adultos com a condição perdem uma média de 22 dias de produtividade por ano. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que até 8% da população global convive com o transtorno, que se manifesta desde a infância com sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade. 


Como funciona o Sidekick

Pensando nisso, o ex-executivo da Amazon, Dmitry Pushkarev, criou o Sidekick, um navegador que ajuda pessoas com TDAH a reduzir o ruído online. Na prática, ele elimina os anúncios para que os usuários não desviem a atenção enquanto pesquisam na web.  

Nas primeiras conversas com investidores, em 2020 e 2021, o app Sidekick arrecadou US$ 2 milhões para criar a plataforma. De modo geral, o app incorpora o AdBlock 2.0, um timer com modo de foco que desativa todos os sons e um gerenciador de tarefas diário. 

Ele ainda oferece um temporizador Pomodoro, que divide o trabalho em períodos de 25 minutos separados por breves intervalos. O navegador também afirma que roda até três vezes mais rápido que o Google Chrome, o que é essencial evitar distrações em pessoas com TDAH. 

“Os navegadores modernos não são projetados para trabalhar, mas para consumir páginas da web”, diz Pushkarev. “Essa lacuna realmente prejudica centenas de milhões de usuários. Estamos convencidos de que diminuir a distração na web reduz a ansiedade e aumenta a qualidade de vida e do trabalho das pessoas”. 

Segundo a empresa, os usuários com TDAH mostraram uma “melhoria significativa” depois de usar o navegador na fase de testes. Agora, a startup planeja ganhar dinheiro através de assinaturas, uma vez que não permite propaganda na plataforma.


Outros aplicativos para pessoas com TDAH


HelloSelf 

Entre os apps para combater os sintomas do TDAH está o HelloSelf, criado por uma startup com sede em Londres. O objetivo do aplicativo é criar uma ponte entre pacientes e terapeutas licenciados. A plataforma oferece sessões de terapia individuais e atividades para melhorar o “senso de identidade” dos usuários. Exclusivamente em inglês. 


TDAH

O aplicativo TDAH é totalmente em português e oferece testes para adultos e crianças e outros recursos, como técnicas para tirar proveito de cada atividade e reconhecimento facial com sugestões de atividades para cada humor. Disponível na Play Store e App Store.


Centered 

O Centered é um app de desktop que fornece treinadores de voz por IA (inteligência artificial) para ajudar pessoas com TDAH a manter o foco. Inclui cronômetro com método Pomodoro, calendário e “sessões com amigos”, onde membros podem conversar entre si e com coaches sobre produtividade e TDAH. Há um plano gratuito para estudantes e um plano pago (US$ 6,67 mensais) para profissionais. 


NUMO 

Criado por uma startup de origem ucraniana, o Numo é mais um dos apps para adultos com TDAH que une gamificação com suporte de tarefas. Traz conteúdos educacionais com memes e proporciona o gerenciamento de tarefas de uma forma bastante colorida e intuitiva. Disponível na App Store (em inglês). 


Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.