Notícias atualize-se e recomende!

Casos de famosos com autismo levanta discussão sobre a importância de diagnosticar o transtorno 15/09/2023

Letícia Sabatella e Thiago Picchi descobriram o TEA agora e se dizem aliviados com isso


Nesta semana, dois famosos revelaram que tiveram o diagnóstico de autismo depois de adultos. Os atores Letícia Sabatella e Thiago Picchi se dizem aliviados com a descoberta. Os casos deles levantam a discussão sobre a importância de descobrir o transtorno, mesmo depois da infância. 

Em vídeos publicados no seu perfil do Instagram, a atriz explicou como descobrir a condição a fez entender melhor sobre si mesma: “Há um tempo atrás eu estava fazendo algumas perguntas, pedindo uma luz. Porque eu sempre me senti, desde criança, que às vezes eu despertava acordada para uma consciência que me pegava de uma hora para outra”, pontuou. 

Para a ex-contratada da Globo, o diagnóstico, mesmo que tardio, foi libertador. 

“Quantas vezes eu perdia a amizade ou as pessoas ficavam magoadas comigo porque eu não conseguia sair de casa”, lembrou. 

“Eu não conseguia ir ao cinema, porque é uma experiência sensorial muito forte, como se eu tivesse tendo um sonho premonitório que iria definir a minha vida, de tão sensível”, completou.

Segundo Sabatella, quem descobriu a condição primeiramente foi Clara, sua filha de 30 anos, fruto da antiga relação com Ângelo Antonio. A artista contou que a herdeira tem um amor e compaixão pelas pessoas que é peculiar.

De acordo com a famosa, o diagnóstico de Clara a fez aprender mais sobre o assunto e até quebrar um certo preconceito que possuía. Cabe lembrar que a ex-global expôs a descoberta durante sua participação no podcast Papagaio Falante. Na ocasião, a atriz explicou que está em um grau leve do espectro e que descobriu a condição com investigação de uma psiquiatra e neurologista.


Thiago Picchi, filho de Elizabeth Savala, revela diagnóstico de autismo 


O escritor contou que também recebeu diagnóstico de TDAH e superdotação aos 47 anos de idade e que sua decisão sobre falar no assunto foi motivada por entrevista de Leticia Sabatella 

Thiago Picchi, escritor, diretor e filho da atriz Elizabeth Savala, contou pela primeira vez em sua rede social que recebeu o diagnóstico de autismo, TDAH e superdotação ou altas habilidades na vida adulta. Ele fez um vídeo onde descreve um alívio ao conseguir falar sobre o assunto publicamente e diz que só tomou conhecimento neste ano de 2023, aos 47 anos de idade.

"Me tira um peso enorme das costas poder falar abertamente sobre isso e poder fazer com que as pessoas me conheçam do jeito que eu sou sem eu ter que simular ou aparentar alguma 'normalidade'", disse Picchi.

O escritor e preparador de elenco contou ainda que sua decisão sobre tornar o assunto a seu respeito público foi tomada a partir de entrevista dada pela atriz Leticia Sabatella no podcast Papagaio Falante. Na ocasião, a artista revelou ter sido diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"Minha decisão de vir aqui falar foi sim motiva e encorajada pela entrevista que a Leticia Sabatella deu sobre o diagnóstico dela de TEA, Transtorno do Espectro Autista. Sou muito solidário e minha admiração pela Leticia Sabatella só aumentou pela coragem que ela teve de se expor e de fazer gente como eu se sentir menos estranha em vir aqui na própria rede social para falar para o maior número de pessoas que eu tenho esse diagnóstico", escreveu Picchi.


Fonte: Internet 

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.