Autismo e Educação: a importância das práticas educacionais inclusivas

Autismo e Educação: a importância das práticas educacionais inclusivas

Postado em 16/04/2024

Transtorno do Espectro
Autista (TEA)
 tem ganhado atenção e gerado debates sobre as práticas
de inclusão dessas pessoas. Um dos grandes desafios tem sido a quebra de tabus
e estigmas acerca das pessoas neuroatípicas e a sua contribuição para a
sociedade. Por isso, a importância da educação estar em consonância com
ações que estimulem a extinção dos mitos acerca dos autistas, bem como promover
uma inclusão social efetiva para uma maior qualidade de vida
.

Para que isso seja possível, no Brasil
há leis que efetivam o sistema de garantia de direitos para os autistas, com a
Lei Berenice Piana e a Lei Brasileira da Pessoa com Deficiência.

Dentre as diretrizes da Lei
Berenice Piana
 ou Política Nacional de Proteção dos Direitos
da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/12)
, está
estímulo à inserção na vida escolar e no mercado de trabalhoalém
da garantia do diagnóstico precoce e de tratamento adequado
. A lei também
defende que a pessoa no espectro é considerada PcD na esfera da
garantia de direitos
.

Lei Brasileira de Inclusão
da Pessoa com Deficiência
 ou Estatuto da Pessoa com
Deficiência (Lei nº 13.146/15) 
determina que as pessoas com
deficiência, aqui incluindo os autistas, tem total direito à educação
em todos os seus níveis, sendo considerado o apoio educacional especializado para
seu bom desenvolvimento
.

As legislações vigentes garantem
aos autistas a continuidade de sua vida educacional a partir de intervenções
especializadas
, por exemplo. Dentre os pontos de ação importantes
estão a garantia de matrícula na rede pública e privada de ensinoo
acompanhamento educacional especializado
 (com profissional preparado
para a atividade) e a elaboração e aplicação do Plano Educacional
Individualizado (PEI)
.

É preciso ter a consciência de que a
educação ainda tem muito o que trabalhar para que ela seja uma prática
verdadeiramente inclusiva.
 E ter uma legislação que se preocupa com
a inclusão de pessoas com deficiências na sociedade é um dos passos para isso
,
assim como garantir que o direito será cumprido também. A busca incessante por
uma educação inclusiva e de qualidade está para além das questões da
legalidade, mas é, antes de tudo, uma ação cidadã de respeito, empatia e
compromisso com a diversidade do ser humano.















Luciana Rodrigues

Psicóloga
Clínica

CRP 17/2155

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