ABA - Análise do Comportamento Aplicada: O que é e como funciona?

ABA - Análise do Comportamento Aplicada: O que é e como funciona?

Postado em 30/10/2023

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) é uma das possibilidades de tratamento utilizado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que significa essa sigla e como a ABA deve ser aplicada. Neste artigo, vamos explicar em detalhes o que é a ABA, como ela pode ser realizada, como saber se está sendo aplicada corretamente e quais são os benefícios dessa abordagem para o tratamento do TEA. 

ABA significa Applied Behavior Analysis, que em português pode ser traduzido como Análise do Comportamento Aplicada. É uma ciência baseada em técnicas de modificação de comportamento que foram pesquisadas e comprovadas como eficazes para o tratamento do TEA e outras condições do Desenvolvimento Atípico. A ABA é uma terapia comportamental especializada para o TEA, que utiliza um conjunto de técnicas que busca elaborar uma intervenção individualizada.

A ABA pode ser realizada em um modelo Naturalístico, ou seja, dentro do ambiente em que o aprendiz convive. Isso significa que as técnicas devem ser aplicadas durante as atividades diárias, brincadeiras, rotina familiar e escolar. No entanto alguns aprendizes necessitam que a intervenção seja realizada em ambiente estruturado para facilitar a instalação de algumas habilidades.

No que diz respeito ao modelo Naturalístico este tende a favorecer a generalização das habilidades aprendidas e aumenta a motivação da criança no processo de aprendizagem.

Na intervenção comportamental baseada na ABA, são estabelecidos programas com objetivos específicos para cada aprendiz. De modo geral os programas incluem o ensino de habilidades de cognição e linguagem. Esses objetivos podem ser inseridos durante as brincadeiras e atividades do dia a dia da criança, de forma a tornar o aprendizado mais lúdico e prazeroso.

A criança funciona dentro de três zonas: zona de conforto, zona de aprendizagem e zona de desregulação. A zona de conforto é quando a criança faz apenas o que ela já conhece, sem gerar aprendizado de comportamentos novos. A zona de aprendizagem é quando a criança está trabalhando, ampliando seu repertório e adquirindo conhecimento. Já a zona de desregulação ocorre quando a criança está desmotivada ou enfrentando situações invasivas, o que leva à perda completa de atenção. Os programas devem ser realizados entre as zonas de conforto e de aprendizagem, alternando entre momentos em que a criança faz o que gosta e momentos de estímulo para aprendizagem.

Uma das estratégias de mensuração da intervenção ABA é a realização de Avaliação Funcional dos comportamentos do aprendiz. Isso envolve identificar os comportamentos adequados que se deseja instalar ou maximizar no repertório do aprendiz, assim como identificar os comportamentos interferentes que precisam ser reduzidos ou extintos. Para tanto se faz necessário compreender a função desses comportamentos e as consequências que os mantém.

Vale salientar ainda que, toda a intervenção comportamental baseada na ABA deverá ser realizada por um profissional com capacidade técnica de Aplicador ABA, assim como supervisionada por um Analista do Comportamento, tendo como base uma avaliação e um plano de ensino individualizado e pautado nas necessidades e prioridades do aprendiz.

Nós usaremos cookies para melhorar e personalizar sua experiência.