O Poder do Brincar Simbólico no TEA

O Poder do Brincar Simbólico no TEA

Postado em 17/11/2023

Imagine proporcionar momentos de brincadeiras simbólicas repletas de diversão e aprendizado para seu filho ou aprendiz dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Brincadeiras que envolvem casinhas, comidinhas, médicos, escolinhas e uma variedade de atividades simbólicas não apenas trazem alegria, mas também desempenham um papel essencial no planejamento de ensino da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

O brincar simbólico é uma ferramenta valiosa que tem o potencial de auxiliar na superação das dificuldades enfrentadas por crianças com TEA. Isso acontece porque, por meio do brincar simbólico, as crianças podem desenvolver novos repertórios cognitivos e aprender a modificá-los. Ao brincar, a criança aprende a representar e transformar eventos privados em ações, o que promove o desenvolvimento de novos repertórios como por exemplo: habilidades sociais.

O comportamento simbólico também contribui para a flexibilidade comportamental e os processos de generalização, tornando mais fácil para as crianças aplicarem o que aprenderam em diferentes situações da vida real.

Portanto, a mensagem é clara: encoraje e participe dessas brincadeiras simbólicas com seu filho ou seu aprendiz. Use sua imaginação e coloque as mãos à obra, pois o brincar simbólico é uma ferramenta valiosa que pode transformar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças com TEA. Esses momentos de diversão não são apenas uma pausa para o entretenimento, mas sim uma parte crucial do processo de construção de habilidades e capacidades que os ajudarão a enfrentar os desafios do dia a dia e a se tornarem parte ativa e participativa da sociedade, solte a criatividade e permita que o brincar simbólico seja uma ponte para o crescimento e o sucesso de seu filho ou aprendiz. 

Lybéria Mayara Freitas
Psicóloga - CRP 17/3494
Mestra em Psicologia 
Especialista em Análise do Comportamento Aplicada.

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